sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Plano de Aula
Assunto: Arte e Tecnologia na Educação, aprendendo com as Tics (tecnologias da informação e comunicação).
Disciplina: Artes
Série: 7ª

Objetivos

* Estabelecer uma conexão entre o uso das tecnologias e a educação artística;

* Promover visitas a sites de museus virtuais que mostre a história do teatro;

*Analisar a importância das tecnologias pra facilitar as ações humanas através de suas funções;

* Criação de um banco de sites.

Competências e Habilidades

* Desenvolver estratégias utilizando a tecnologia como um instrumento para dinamizar a aula;

* Promover no educando o interesse sobre o uso de novas técnicas de ensino;

* Instiga o aluno a conhecer novas tecnologias educacionais, promovendo uma reflexão sobre como estas tecnologias estão sendo inseridas constantemente em suas vidas;

* Compreender e analisar como selecionamos sites de buscas que tenham informações corretas e que possam ser levados em consideração;

* Relacionar as tecnologias como um instrumento de estudo agradável e extremamente necessário.

Situação didática

* Conversa informal com os educando para identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre a utilização do computador e internet.

* Leitura de texto informativo sobre as tecnologias.

* Aula expositiva e parte teórica sobre a importância das tecnologias para a sociedade atual, expondo os objetivos que devem ser alcançado durante a pesquisa.

* Parte prática da aula pesquisando e aprendendo com as Tics, (tecnologias da informação e comunicação) neste momento permitir que os alunos pesquisem em sites de museus na internet para fazer passeio virtual em diferentes lugares, conhecendo e aprendendo sobre a história do teatro.

* Ao termino da pesquisa espera-se que os estudantes tenham tido uma aula dinâmica e reflexiva e passem a utilizar as tecnologias freqüentemente para a realização de suas atividades. Durante a aula os estudantes devem selecionar endereços de sites para criação de um banco de sites de pesquisa.

Recursos didáticos:
Textos informativos, microcomputador e acesso a internet;
Alguns links e sites de busca utilizado.






Avaliação

A avaliação dar-se-à; por meio de participação oral e atividade escrita que sintetize sobre o conhecimento adquirido pelo aluno sobre a história do teatro e criação de um banco de dados dos sites pesquisados que sejam interessantes.


Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_teatro

http://liriah.teatro.vilabol.uol.com.br/historia/aorigemeevolucaodoteatro.htm
http://www.klickeducacao.com.br/2006/conteudo/pagina/0,6313,POR-741-,00.html
http://www.museudocomputador.com.br/sobremuseu.php
http://www.din.uem.br/museu/
http://globouniversidade.globo.com/GloboUniversidade/0,,AA1702267-8743,00.html


Roteiro de Aula


1ª Parte da aula teórica;

Após cumprimentar a turma, o educador inicia uma conversa como os educando iniciando um debate sobre as tecnologias fazendo indagações sobre o conhecimento dos mesmos sobre a utilização de algumas ferramentas tecnológicas perguntando se eles já tiveram acesso a computador, internet e outras ferramentas, é importante avaliar o conhecimento prévio dos mesmos sobre o assunto.
Após ouvir as resposta dos alunos seu pensamento e a relação que estes já possuem com as tecnologias, o professor faz a leitura de um texto informativo que fala da importância das mídias para a educação e para o estudo das artes. Tempo estimado 30 minutos

2ª Parte da aula teórica;
Após identificar os alunos que já possuem um conhecimento sobre as mídias que irão ser utilizadas. O professor divide a turma em duplas, colocando um estudante que já utilizou o computador, com outro com menos conhecimento para que todos tenham as mesmas condições de participarem da aula e assim evitar que haja um constrangimento entre os mesmos. Tempo estimado 20 minutos.

1ª parte da aula Pratica;
O professor leva a turma para o laboratório de informática da escola, onde apresenta os objetivos da aula e alguns endereços eletrônicos já selecionados pela professora para pesquisa incentivando que os mesmos pesquisem sejam verdadeiros investigadores da arte; e selecione os sites mais interessantes para a criação de um banco de pesquisa digital, tempo estimado 1 hora.



2ª parte da aula Pratica;
Após o acesso os estudantes retornam a sala de aula para um momento de reflexão sobre a atividade destacando os pontos positivos e negativos da pesquisa.
A professora pede para que todos escrevam os endereços selecionados por eles para que seja colocado em um painel de fácil acesso a todos, lembrando que o processo de inclusão digital esta apenas se iniciando. Tempo estimado 1 hora.

Avaliação
Questionamento oral e escrito sobre a atividade
Criação de um banco de sites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário